Como reflexo do grande e rápido crescimento da economia brasileira, os mercados de private equity e de venture capital têm apresentado grandes oportunidades para investidores brasileiros e estrangeiros.
Com forte e significativa atuação nessa área, o nosso escritório, Tauil & Chequer Advogados associado ao Mayer Brown LLP, adquiriu, ao longo desses anos, ampla experiência na consultoria jurídica relativa à operações de private equity, seja representando investidores ou empresas receptoras de investimento.
Atuamos em todas as modalidades de operações envolvendo fundos de private equity, tais como aporte de recursos em empresas nos mais diversos estágios de desenvolvimento, aquisição ou alienação de controle societário, aquisições financiadas (leverage buyouts), recapitalizações, investimentos minoritários, operações de joint venture, ofertas públicas para aquisição de ações, reorganizações societárias, acompanhamento de aquisições, bem como a implementação de estratégias de saída.
Trabalhamos todos os aspectos jurídicos de tais operações, especialmente a negociação e elaboração de contratos, acordos de investimento, acordos de acionistas, auditoria legal (due diligence), procedimentos junto à Comissão de Valores Mobiliários e outros órgãos reguladores, registro de capitais estrangeiros, assessoria em questões regulatórias, ambientais, trabalhistas e fiscais – entre outros.
Nossa assessoria jurídica compreende todas as atividades necessárias à negociação, constituição e manutenção de sociedades, associações, consórcios e outros veículos. Além da assessoria relacionada à aquisição de participação societária, nosso trabalho engloba os passos posteriores, muitas vezes necessários à consolidação da posição de nossos clientes e ao desenvolvimento da companhia em questão, tais como eventuais reorganizações societárias e elaboração de políticas internas com base em princípios de governança corporativa.
Estamos atentos às movimentações dos mercados para compreender o negócio de nossos clientes e seus objetivos de investimento, para que assim possamos adequar soluções sofisticadas e pragmáticas a questões cada vez mais desafiadoras e complexas.